24 de julho de 2012

Defesa pessoal apimentada

FONTE: Mercado Livre
Pois é, o cidadão comum não pode (e não deve MESMO!) portar uma arma de fogo - é lei! - e a gente tem que cumprir a lei, sempre, certo? Certíssimo, mas nós, pessoas comuns que vivemos em grandes cidades e aterrorizadas com essa violência cada vez maior e mais próxima, o que devemos fazer? Já se sabe, foi provado por A + B que resistir a um assalto, com arma ou sem arma, não é um bom negócio, é perigoso demais; mas e aí, saímos na rua sem absolutamente NADA para nos proteger?
No Brasil eu não vejo com tanta frequência, mas nos Estados Unidos, por exemplo, parece existir inclusive uma cultura familiar de presentear as pessoas com spray de pimenta e não é pra colocar na comida, não - é pra auto-defesa MESMO! Como assim, spray de pimenta? Sim, o spray permite pegar o bandido de surpresa e, no primeiro momento do ataque, a vítima pode, pelo menos, sair correndo.
O governo de Uganda, um país da África que tem os abusos sexuais contra crianças e os estupros como os crimes mais registrados - chegando ao ponto de a Anistia Internacional (grupo de direitos humanos) considerar esta violência sexual como "endêmica" - vai dar sprays de pimenta a mulheres jovens para ajudá-las a afastar estupradores e tentar diminuir estes terríveis índices. Resta ver como as estatísticas irão reagir após esta iniciativa, né?
Sob o aspecto legal da situação, descobrimos que em países como o Reino Unido, Canadá, Finlândia e Suécia o spray é classificado como arma, sendo o seu uso proibido, algumas vezes, até pela polícia! Nos Estados Unidos essa proibição depende das normas de cada Estado. E, na Polônia, só é permitido o uso a pessoas maiores de 18 anos.
Aqui no Brasil já existem normas que procuram definir o uso do spray de pimenta, mas a polêmica ainda é intensa: o Exército empurra para a Polícia Federal a responsabilidade e a doutrina brasileira procura tipificar este uso como "legítima defesa", já que a grande maioria dos usuários (dados não confirmados) parece ser de mulheres que alegam portar o spray para se defenderem. Existem doutrinadores que classificam o spray de pimenta como uma arma não legal, mas, por não ser arma de fogo, munição e nem tampouco acessório, não se aplica as normas do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), que não contempla tal hipótese.
O fato é que, normatização à parte, o spray pode auxiliar bastante em momentos críticos, em casos nos quais a pessoa estiver sendo perseguida ou sendo atacada. Em momentos assim, convenhamos, não dá pra pensar se estamos infringindo leis ou se iremos presos por portar uma "arma ilegal". O que importa, mesmo, é conseguir se safar ilesa de ameaças à nossa integridade.
Mas esta é a nossa opinião - e você, o que acha?
FONTE: Jefferson Botelho

Curta a FãPage da  Aracê da Amazônia e fique sempre por dentro do que de mais interessante está acontecendo no Brasil e no mundo! 

4 comentários:

  1. Eu acredito que isso deva ser legal, sendo que não causa danos maiores a ninguém, nem mesmo ao bandido, exceto naquele momento em que os olhos ardem, permitindo a vitima fugir, ou seja, ganhar tempo! Então, pelo menos isso tem de ser autorizado o uso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo, Albérley! Se vc está sendo perseguido ou se sente em perigo, vc já fica atento e pode usar o produto e sair correndo, né? Mas o spray ainda é visto como uma arma, e como arma precisa, de fato, de muita consideração sobre seu uso. Bjão e obrigada pela presença! ;-)

      Excluir
  2. Todos tem o direito de se defender afinal é sua vida que está em jogo claro numa situação comum, mas se é um assalto a mão armada esquece de utilizar spray é suicido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em parte é verdade, amigos! Mas o que seria uma situação comum, né? Acho que qualquer situação onde exista uma vítima e um agressor não pode ser considerada comum. Mas precisamos, realmente, nos conscientizar que reagir a um assalto já é perigoso, imagine se o ofensor estiver armado... Por isso a sociedade precisa discutir fervorosa e seriamente estas questões, né?
      Abraço, queridos, obrigada pela presença! ;-)

      Excluir

Este blog não possui moderação de comentários nem letrinhas antispam;
Por favor, faça comentários relacionados ao tema;
Ofensas pessoais ou a qualquer de nossos comentaristas, assim como spam, serão excluídos.
Precisando falar conosco, basta utilizar nosso formulário de contato;
Agora diz pra gente o que você achou do post!