20 de junho de 2012

A MENSTRUAÇÃO E O MEIO AMBIENTE

FONTE: Adele Doula
     Não há dúvidas: menstruação é coisa de mulher (claro, você conhece algum homem que menstrua?), é uma chateação, ainda mais para quem trabalha fora e precisa carregar absorventes dentro de uma bolsa que nem sempre é discreta como deveria. Impressionante como as mulheres sentem vergonha de mostrar, inadvertidamente, o absorvente que usam (eu morria de vergonha quando isso acontecia)! Mas usam e, se usam, estão perfeitamente conscientes de que são incômodos (não importa o tamanho), ficam mal-cheirosos (não importa o perfume que os fabricantes joguem neles) e o que é pior: poluem MUITO o meio ambiente.
     Fazendo um exercício rapidinho de memória, pense aí com seus botões: quantos absorventes você usa e joga fora por dia? Pra onde eles vão, depois que você os joga na lata do lixo? Pois é, eles vão para os lixões, pois não podem ser reciclados de maneira nenhuma (os materiais usados para produzir estes absorventes são, normalmente, plástico, algodao alvejado, seda, gel etc.)! Mas então, qual é a solução?
     Bom, uma delas é a mulherada voltar aos tempos das nossas mães e avós e usar os "paninhos" que são até úteis e muito saudáveis ao meio ambiente, já que não precisamos jogá-los fora. Porém, são inconvenientes na hora de carregar na bolsa e é preciso que sejam lavados constantemente. Sem falar que não oferecem a segurança que os absorventes industriais oferecem, isto é um fato com F maiúsculo! Mas, pra ficar em casa, eles são uma boa alternativa.
     Há os que são favoráveis ao uso de recursos para evitar totalmente a menstruação. Há controvérisas, claro, até porque a menstruaçào, ao contrário do que algumas pessoas pensam, é algo natural e, principalmente, SAUDÁVEL para a mulher - inclusive do ponto de vista psicológico, pois há mulheres que só se sentem verdadeiramente mulheres se menstruam. Ficar sem menstruar pode não ser tão interessante assim, viu?
FONTE: Parto com Amor
     Uma alternativa relativamete nova mas que vem se tornando cada vez mais conhecida é o coletor menstrual. Nunca ouviu falar? A coisa é de uma simplicidade aterradora: trata-se literalmente de um utensílio que COLETA o sangue menstrual. Como vantagens, segundo o blog PARTO COM AMOR, o coletor oferece a possibilidade de conforto (o coletor fica dentro da vagina, mas não incha como os OBs da vida); é econômico (ao invés de gastar com vários absorventes por mês você vai gastar com apenas 1 coletor por, no mínimo, 2 anos); é totalmente a favor da natureza (como não precisa ser descartado tão cedo, o coletor permite ao planeta viver um tempinho adicional sem tanto lixo). No blog Coletor Menstrual você verá como usar e como fazer para adquirir este produto.
     O que a mulher não pode esquecer nunca - mas nunca MESMO! - é de cuidar da higiene íntima, e pra isso não há produto melhor do que o Sabonete Íntimo da Pharmakos. De qualquer forma, o ideal é que a mulher se sinta o mais confortável possível nesses dias que, até hoje, em pleno século XXI, causam tanto desconforto. Mas, de preferência, que ela também consiga incomodar o mínimo possível nosso meio ambiente.

EM TEMPO: Brevemente o Blog da Aracê da Amazônia (este aqui que vós estais a ler) estará realizando o sorteio de Kits com os produtos Pharmakos e Anauá - se ligue, povo bonito!

6 comentários:

  1. Elaine marques06:16

    Ai que tudo!!!! Gostei do texto, e ja havia me perguntado o que fazer pra ajudar a despoluir o planeta, a sujestão do paninho ainda é a melhor opcão, infelizmente não da a protecão necessaria que tanto precisamos.....Quanto ao coletor, hummmmm será??????? Agora gentemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm o sabonete intimo da Pharmakus é tudibom, a base de crajiru e com um cheirinho delicioso, sem falar que é refrescante!!! Uso e esta recomendadissimo......... bjs e cheiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manazinha, a gente nem imagina como tudo oque a gente faz pode afetar o planeta, de uma forma ou de outra, né? Experimenta o coletor, sim, depois conte tudo, tá? ;-) Se é Pharmakos, TEM que ser bom, né? rs. Bjo, mana!

      Excluir
  2. Shirley, todos nós, homens e mulheres, fechamos os olhos enquanto descartamos nosso lixo. É assim com os absorventes(um luxo exclusivo delas) e é assim com os pelos da barba(nosso luxo), que muitas vezes forçamos que eles desçam pelo halo da pia. Nossa educação secular nos ensinou a fechar os olhos e fingir que escondemos nosso rabo de macacos. rsrsrs Boa postagem, amiga. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pincel, você tem toda a razão! A resposta pra este dilema, portanto, é nos desfazermos dessa educação equivocada que tivemos, né? Ou, pelo menos, não oferecer a mesma educação aos nossos filhos e netos! ;-) Abração, querido!

      Excluir
  3. Saudações Shirley Ramos, vim retribuir e agradecer sua visita e gentil comentário. Muito pertinente seu post, parabéns.
    Cordial abraço, saúde e paz interior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Milton! E vou aproveitar e dar uma nova passadinha por lá, pra ver seus excelentes traços! ;-) Abração, querido!

      Excluir

Este blog não possui moderação de comentários nem letrinhas antispam;
Por favor, faça comentários relacionados ao tema;
Ofensas pessoais ou a qualquer de nossos comentaristas, assim como spam, serão excluídos.
Precisando falar conosco, basta utilizar nosso formulário de contato;
Agora diz pra gente o que você achou do post!